domingo, 30 de dezembro de 2012

A Canção Dos Pardais

 Filme: A Canção Dos Pardais
Irã |Drama |95 min. | cor
Legendado em Português

Direção: Majid Majidi
Título Original: Avaze gonjeshk-ha
Título em Inglês: The Song of Sparrows
Elenco:  Mohammad Amir Naji, Maryam Akbari,  Kamran Dehghan, Hamid Aghazi, Schabnam Akhlaghi,  Neshat Nazari, Hassan Rezaee, Ponya Salehi

A Canção dos Pardais conta-nos a história de Karim, um zeloso trabalhador de uma fazenda de avestruzes que, tendo perdido o emprego, devido um de seus ajudantes ter deixado fugir um avestruz, torna-se moto-taxista na metropolitana Teerã. Porém, a mudança de ares, da pacata fazenda para a caótica Teerã, pouco a pouco começa corromper o caráter de Karim, que vai se tornando irascível e materialista.

O fundo moral do filme, portanto, mescla Rousseau e o Sufismo, isto é, a condenação da urbe como antro de corrupção e condenação do acúmulo de bem materiais como afastamento do homem à essência divina. Alguém poderia argumentar que estes topoi são bastante conhecidos e já foram encenados diversas vezes. É verdade, mas para os narradores – romancistas ou cineastas – que optam por uma estrutura fabular isso não importa, pois eles sabem que estão lidando com a sabedoria do povo, com o senso comum.

A grandeza, para eles, não consiste em gestar uma ideia original, mas em ilustrar competentemente, por meio de uma narrativa que prenda a atenção, um saber de domínio geral. Isto, não se deve ter dúvida, Majid Majidi fez bem em A canção dos pardais.  O enredo é bem articulado e cheio de símbolos e duplos, ainda que às vezes óbvios; o registro de câmera tem uma dinâmica e uma fluência pouco vistas no cinema iraniano. Se compararmos, por exemplo, a câmera de Majidi com a de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi, iremos observar a diferença entre um cinema que pede uma adesão intelectual e uma postura de distanciamento (Kiarostami e Panahi) e outro que nos convida a viver a emoção dos personagens (Majidi).



Assista o filme.

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